Minicursos
ATENÇÃO: LISTA DE MINICURSOS POR SALA
Prazo para inscrição: 17 de setembro de 2016 a 12 de outubro de 2016
UNIVERSIDADE FEDERAL
DO ACRE
PRÓ-REITORIA DE
EXTENSÃO E CULTURA
DIRETORIA DE
EXTENSÃO
CENTRO DE EDUCAÇÃO,
LETRAS E ARTES
XIX SEMANA DE EDUCAÇÃO E I SEMINÁRIO
DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM POLÍTICA, GESTÃO, TRABALHO E FORMAÇÃO
DOCENTE (GEPPEAC)
“AS POLÍTICAS PÚBLICAS ATUAIS E OS
SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO E NO TRABALHO DOCENTE”
QUADRO DOS MINICURSOS / POR SALA
MINICURSOS
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SALAS
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CONFLITO
INTERPESSOAL E VIOLÊNCIA NA ESCOLA
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SALA AMBIENTE DE LETRAS (Bloco Wanderley Dantas)
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SEXUALIDADE
NA INÂNCIA E A EDUCAÇÃO SEXUAL
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SALA DE VIDEOCONFERÊNCIA – NIEAD Prédio do NTI - próximo a Reitoria)
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EDUCAÇÃO
INCLUSIVA E ESPECIAL – TURMA 1
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SALA
AMBIENTE DA EDUCAÇÃO – (Bloco Nely Catunda)
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EDUCAÇÃO
INCLUSIVA E ESPECIAL – TURMA 2
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SALA
AMBIENTE DE PÓS GRADUAÇÃO do CCSD
(Coordenação
Medicina, Enfermagem)
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ELABORAÇÃO
DE PROJETOS CIENTÍFICOS
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SALA
12- CELA
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LEGISLAÇÃO
E PLANEJAMENTO DE ENSINO
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AUDITÓRIO
DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS –(Prédio do Centro de Convenções 2º. Piso) –Carlos
Simão
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TRAÇOS
GESTOS E CORES: A EDUCAÇÃO INFANTIL REIVENTANDO O MUNDO
SEME
- Giane
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ANTIGA
SALA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS
Prédio
das Pró-Reitorias
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Prazo para inscrição: 17 de setembro de 2016 a 12 de outubro de 2016
Legislação e Planejamento de Ensino: atualização da Legislação Educacional e instrumentalização para a elaboração de planos de aulas.
Eixo Temático 2 - Políticas de Formação e Trabalho Docente.
Responsáveis: Prof.ª Dra. Ednacelí Abreu Damasceno e Prof. Dra. Lúcia de Fátima Melo
Ementa: A Organização da Educação no Brasil. A Lei de Diretrizes e Bases Nacional e suas alterações. Novo Plano Nacional de Educação e Legislação Estadual de Ensino. Formulação de objetivos educacionais: importância, níveis e funções. Seleção/Organização dos conteúdos de ensino. Escolha dos procedimentos de ensino e organização das experiências de aprendizagem. Seleção, utilização e organização dos recursos e materiais didáticos. Como avaliar o processo de ensino-aprendizagem. A aula como forma de organização do ensino.
Conteúdo:
• A intencionalidade da ação pedagógica na organização do processo de ensino: planejamento como ação política e pedagógica para organizar o ensino
• Níveis do Planejamento Educacional
• Os componentes do processo de planejamento de ensino
• Importância e funções dos objetivos de ensino: elaboração e classificação
• Seleção/Organização dos conteúdos de ensino
• Métodos e Procedimentos de Ensino
• Utilização e organização dos recursos e material didático
• Avaliação da aprendizagem
• A Gestão da sala de aula como forma de organização do ensino e mediação da aprendizagem
• A Aula como forma de organização do Ensino
• Relação Professor-aluno na sala de aula
• O contrato didático
• A intervenção pedagógica
• A legislação e a Política educacional
• Breve histórico da organização da educação no Brasil.
• A legislação educacional: Lei n° 9394/96 e modificações posteriores
• O financiamento da Educação e o Plano Nacional de Educação
• A legislação estadual (Sistema Público de Ensino do Estado do Acre)
Número de vagas: 30
Minicurso 2
Elaboração de Projetos Científicos
Eixo Temático 2 - Políticas de Formação e Trabalho Docente.
Responsáveis: Prof.ª Dra. Grace Gotelip Cabral, Profa. Dra. Rossilene Brasil Muniz e Profa. Dra. Valda Inês Fontenele
Ementa: Elaboração de projetos de pesquisa social para alunos de graduação e pós-graduação. Normas de elaboração, execução e apresentação de projeto de monografias (TCC, Dissertações e tese).
Conteúdo:
• A pesquisa: quanto a natureza, tipologia, caráter e objetivos
• O projeto de pesquisa como exercício científico:
Tema e delimitação
Justificativa
A formulação do problema de pesquisa
A formulação das hipóteses/questões de estudo
Definição dos objetivos
A revisão de literatura
Métodos e técnicas de coleta de dados
Definição do campo de pesquisa, do recorte temporal e dos sujeitos participantes
Tratamento dos dados
• Estruturação e normas de elaboração e apresentação gráfica do projeto de pesquisa
• Protocolos de Pesquisa
Número de vagas: 30
Minicurso 3
Sexualidade na Infância
Eixo Temático 5 - Currículo e Diversidade: Étnico-raciais, Gênero e Sexualidade.
Responsável: Profa. Dra. Francisca Estela Lima de Freitas e Prof. Msc. Pedro R. Mathias de Miranda
Ementa: Conceito de sexualidade e a importância do seu conhecimento para uma leitura da realidade. Componentes biológico, psicológico e social da sexualidade, desvendando mitos e tabus. Manifestações da sexualidade de crianças e adolescentes: o conhecimento como ferramenta para encarar a realidade com naturalidade e a importância do esclarecimento para a educação sexual. Influência da mídia na construção da sexualidade de crianças e adolescentes e o papel da escola nessa construção. Educação sexual na escola – abordagens, princípios de ação e importância.
Número de vagas: 30
Minicurso 4
Educação Inclusiva e Especial: uma reflexão a partir da política educacional e da formação de professores.
Eixo Temático 7- Educação Especial e Inclusiva.
Responsáveis: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira Costa; Profa. Claudia de Souza Martins Lima; Profa. Karlene Ferreira de Souza; Profa. Msc. Ivanete de Freitas Cerqueira
Ementa: Política Pública de educação inclusiva e especial. Políticas públicas de formação de professores no Brasil para a educação especial e inclusiva e suas implicações no trabalho docente. Avaliação da aprendizagem na educação inclusiva.
Conteúdo:
• A inclusão escolar e o movimento Todos Pela Educação;
• Percursos da constituição de uma política brasileira de educação especial inclusiva;
• Formação de professores e sua relação com a educação inclusiva: desafios à experiência teórica na práxis pedagógica;
• Reflexões sobre a avaliação da aprendizagem de alunos da modalidade Educação Especial na Educação Básica;
Número de vagas: 30
Minicurso 5
Conflito interpessoal e violência na escola: causas e formas de enfrentamento
Eixo Temático 6 - Direitos Humanos, violência escolar e direitos educacionais.
Responsável: Prof. Dr. Antônio Igo Barreto Pereira
Responsável: Prof. Dr. Antônio Igo Barreto Pereira
Ementa: Reflexão sobre os diversos tipos de conflitos interpessoais e de violências que se apresentam no cotidiano escolar, com destaque para as suas principais causas e as diferentes estratégias utilizadas em seu enfrentamento.
Conteúdo:
• Conflitos e violências nas relações escolares:
• Indisciplina
• Preconceito e discriminação
• Bullying e cyberbullying
• Microviolência
• Violência grave
• Causas dos comportamentos transgressores:
• Resistência a autoridades ilegítimas
• Enfraquecimento das autoridades educacionais
• Idealizações e desejos não correspondidos
• Rompimento ou inconclusão dos laços afetivos
• O enfrentamento do conflito e da violência na escola:
• Educação em direitos humanos
• Promoção do “aprender a conviver”
• Práticas restaurativas: mediação de conflitos, assembleias de classe e círculos de debate
Número de vagas: 30
Traços, gestos e cores: a Educação Infantil reinventando o mundo
Eixo Temático 3: Educação da Infância: conceitos e práticas
Ministrantes: Profa. Esp. Ana Regina Azevedo Feitosa, Profa. Esp. Dulce Feitosa Anselmi, Profa. Esp. Flávia Pereira Corrêa Silva, Profa. Dra. Giane Lucélia Grotti, Profa. Msc. Márcia Barroso Loureto, Profa. Esp. Maria da Conceição Borges de Lima, Profa. Esp. Mirtis Ribeiro da Silva, Profa. Esp. Neli Rodrigues de Lima e Profa. Esp. Rosamara Silva de Souza.
Ementa: A infância de ontem e de hoje. A brincadeira e as artes como linguagens particular da criança e recursos fundamentais no ato de apreender e transformar a realidade. A importância do olhar crítico do professor sobre essas práticas enquanto propulsoras do desenvolvimento e aprendizagem na Educação Infantil.
Conteúdo:
• Construção histórica do conceito de infância.
• Educar e Cuidar na Educação Infantil: ações indissociáveis.
• O brincar como necessidade para desenvolvimento integral da criança.
• As linguagens artísticas e o fazer pedagógico na Educação Infantil.
Eixo Temático 3: Educação da Infância: conceitos e práticas
Ministrantes: Profa. Esp. Ana Regina Azevedo Feitosa, Profa. Esp. Dulce Feitosa Anselmi, Profa. Esp. Flávia Pereira Corrêa Silva, Profa. Dra. Giane Lucélia Grotti, Profa. Msc. Márcia Barroso Loureto, Profa. Esp. Maria da Conceição Borges de Lima, Profa. Esp. Mirtis Ribeiro da Silva, Profa. Esp. Neli Rodrigues de Lima e Profa. Esp. Rosamara Silva de Souza.
Ementa: A infância de ontem e de hoje. A brincadeira e as artes como linguagens particular da criança e recursos fundamentais no ato de apreender e transformar a realidade. A importância do olhar crítico do professor sobre essas práticas enquanto propulsoras do desenvolvimento e aprendizagem na Educação Infantil.
Conteúdo:
• Construção histórica do conceito de infância.
• Educar e Cuidar na Educação Infantil: ações indissociáveis.
• O brincar como necessidade para desenvolvimento integral da criança.
• As linguagens artísticas e o fazer pedagógico na Educação Infantil.
Número de vagas: 30
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