Normas para submissão de trabalhos
ATUALIZAÇÃO!!! (21-10-2016)
SESSÕES DE COMUNICAÇÃO ORAL
DATA: 26/10/2016
HORÁRIO: 15: 00 ÀS 17: 30
LOCAL: AUDITÓRIOS DO CENTRO DE CONVENÇÕES- UFAC
LOCAL: AUDITÓRIOS DO CENTRO DE CONVENÇÕES- UFAC
1- EIXO: EDUCAÇÃO
ESPECIAL E INCLUSIVA
LOCAL: AUDITORIO PEDRO MARTINELLO
COORDENADOR (A): PROFA. DRA. ADEMARCIA
COSTA
TÍTULO DO
TRABALHO
|
AUTORES
|
1. A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA A APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO
|
Verônica
Aguiar Nunes
Ariadney
Simone de Souza Morais Batalha
Robéria
Vieira Barreto Gomes
|
2. CENTRO DE APOIO PEDAGÓGICO PARA
ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A
CONFECÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS
|
Elimara
Lima dos Santos
Manuella
Trindade Bezerra
Ademárcia
Lopes de Oliveira Costa
|
3.ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: UM
ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
|
Letícia Sampaio da
Silva
Silvana Lima Nunes
Giovana
Gomes Albino
|
4. O BRAILLE FÁCIL E
O MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO POTENCIALIZANDO A INCLUSÃO DE ESTUDANTES CEGOS
NO ENSINO MÉDIO
|
Keuri Neri de Arruda
Salete Maria Chalub Bandeira |
5. O ESTUDO SOBRE
ÂNGULOS USANDO O MULTIPLANO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
|
Keuri Neri
de Arruda
Gilberto Francisco Alves de Melo |
6. HISTÓRIA EM QUADRINHO "PANTERA NEGRA": A REPRESENTAÇÃO NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL PARA A PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL
|
Andressa Queiroz da Silva
Rosilene Silva da Costa
|
7. O ENSINO DE SEMELHANÇA DE
TRIÂNGULOS COM MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO PARA DEFICIENTES VISUAIS
|
Héliton
Melo da Silva
Salete
Maria Chalub Bandeira
|
8. O ESTUDO DA FUNÇÃO DO 2º GRAU COM O APLICATIVO
GEOGEBRA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA
|
Vanderlei Zanco de Carvalho
Salete
Maria Chalub Bandeira
|
9. LITERATURA INFANTO-JUVENIL TAMBÉM
PODE INSERIR LGBT: DESMISTIFICANDO A ORIENTAÇÃO SEXUAL PARA CRIANÇAS E
ADOLESCENTES
|
Andressa
Queiroz da Silva
Bruna
Lalinny Magalhães da Silva
Margarete Edul Prado de Souza Lopes
|
10. A INCLUSÃO DE PESSOAS COM
DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR: IMPASSES E PERSPECTIVAS
|
Marliane
de Souza Tamburini Oliveira
Francisco
Heliton do Nascimento
|
11. EDUCAÇÃO INCLUSIVA E OS DESAFIOS
DA ATUALIDADE
|
Antonio
Roney de Figueiredo
Fabrício
Almada França
Wendell
Fiori de Faria
|
12. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O ATENDIMENTO
AOS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA ESCOLA REGULAR
|
Marcos
Alves Barreto
Lucas
Fernandes Almeida
Wendell Fiori de Faria |
2- EIXO: EDUCAÇÃO
ESPECIAL E INCLUSIVA
LOCAL: AUDITORIO AUTON PERES
COORDENADOR (A): PROF. DR. IGOR BARRETO
TÍTULO DO
TRABALHO
|
AUTORES
|
13. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO SOBRE
SEUS PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
|
André
Lucas Domingos Leão Wendell Fiori
de Faria
|
14. A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
|
Osvaldo Campos dos Santos
Ademárcia Lopes de Oliveira Costa
|
15. EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO SUPERIOR: INICIANDO
UMA ANÁLISE
|
Raele
de Souza Almada
Ricardo
da Silva Miranda
Ademárcia
Lopes de Oliveira Costa
|
16. DEFICIÊNCIA FÍSICA: DIFICULDADES
NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE
|
Maria
Eulânia Pimenta
Sônia
de Silva Souza de Lima
Isabele
Sant’Ana de Brito
|
17. MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO NO
ENSINO DE MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS
|
Cristhiane
de Souza Ferreira
Salete
Maria Chalub Bandeira
|
18. OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DOS ALUNOS
SURDOS NA ESCOLA REGULAR
|
Cris
Lima de Souza
Mishel
Juliana L. Muñoz Hijar
Giovana
Gomes Albino
|
19. DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E AS
DIFICULDADES NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE
|
Hugo de Oliveira Monteiro
Edzônia Vasconcelos de Lima
Ademárcia Lopes de Oliveira Costa
|
20.
|
Gercineide Maia de Sousa
|
21. COMO FALAR DE LUTO NO CONTEXTO
ESCOLAR?
|
Bruno da Silva Santos
Jaqueline Regina Paes
|
22. DIREITOS LINGUÍSTICOS E DISCURSOS
(ACERCA) DA MINORIA LINGUÍSTICA SURDA NO BRASIL
|
Milton Francisco
Marlandes
Evaristo
|
23. GEOPLANO COMO RECURSO DIDÁTICO NO
ENSINO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS
|
Cristhiane
de Souza Ferreira
Gilberto Francisco Alves
de Melo
|
24. RECURSOS TECNOLÓGICOS E MATERIAIS
DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS DINÂMICO PARA O ENSINO DE FRAÇÕES À DEFICIENTES
VISUAIS.
|
Elisabeth
Machado Bastos
Salete
Maria Chalub Bandeira
|
3- EIXO: POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E
GESTÃO DA ESCOLA
E
EIXO: POLITICAS PUBLICAS DE CURRÍCULO E
DE AVALIAÇÃO
LOCAL: AUDITORIO MANUEL ALVES RIBEIRO
NETO
COORDENADOR (A): PROFA. DRA. LUCIA DE
FÁTIMA MELO
TÍTULO DO
TRABALHO
|
AUTORES
|
1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL: UMA
EXPERIÊNCIA DE RECONSTRUÇÃO
|
Luciano Santos de Farias
|
2.
POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE RIO
BRANCO/ACRE: REPERCUSSÕES NA VALORIZAÇÃO DOCENTE
|
Victor
Manoel Alab de Oliveira
Lúcia
de Fátima Melo
|
3. A FUNÇÃO DE DIRETOR DE ESCOLA PÚBLICA
NO ACRE E SUA POLÍTICA DE FORMAÇÃO E REMUNERAÇÃO
|
Mário
Roberto Machado Torres
|
4.
|
Lúcia
de Fátima Melo Elane da Silva soares
|
TÍTULO DO
TRABALHO
|
AUTORES
|
5.
PROJETO PORONGA: UMA POLÍTICA EDUCACIONAL DE ACELERAÇÃO DA
APRENDIZAGEM
|
Emilly Ganum Areal
Lúcia de Fátima Melo
|
6. CURRÍCULO E
INDISCIPLINA ESCOLAR
|
Valda Inês Fontenele Pessoa
Rossilene Brasil Muniz Tânia Mara Rezende Machado |
8. GENERO, INCLUSAO, ETNIA E
PROCESSOS INTERGERACIONAIS NA CONFIGURAÇÃO CURRICULAR: SUBSIDIOS QUE PODEM
VIR DE AÇOES INFORMAIS
|
Tânia
Mara Rezende Machado
Caio
Moreno Machado Aquino
|
4- EIXO: POLÍTICAS DE
FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
LOCAL: AUDITORIO ADRIANA DELGADO SANTELLI
COORDENADOR (A): PROFA. DRA. ADRIANA RAMOS E PROFA. DRA. TATIANE
CASTRO DOS SANTOS
TÍTULO DO
TRABALHO
|
AUTORES
|
1. TRABALHO DOCENTE NA ATUALIDADE:
CONDIÇÕES E SEUS IMPACTOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES.
|
Soraia Meleiro dos Santos
Ednacelí Abreu Damasceno
|
2. INVESTIGAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA:
UM OLHAR DA SALA DE AULA
|
Jeane Melriele Rodrigues
Ferreira
Alline Lopes De Lázari
|
3. OS IMPACTOS DAS
POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS DE FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE COMO
MECANISMOS DE REGULAÇÃO, CONTROLE E AVALIAÇÃO
|
Maria do Rosário Guedes
Monteiro
Mizraian Lima Chaves
|
4. POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE
PROFESSORES: IMPLICAÇÕES DO CURRÍCULO
|
Israel
Áquila Rodrigues da Silva
Laura
Gianne Lopes de Oliveira
|
5. SABERES DOCENTES: A HETEROGENEIDADE
QUE CONSTRÓI A PRÁXIS PEDAGÓGICA
|
Laura Gianne Lopes de
Oliveira
Tânia Mara Rezende Machado
|
6. O ENSINO
DE CIÊNCIAS NA BIBLIOTECA DA FLORESTA DA CIDADE DE RIO BRANCO
|
Angélica Costa de Lima*
Beatriz
Rafaelly dos Santos da Silva
|
7.
COMPUTAÇÃO EM NUVEM: PESQUISA SOBRE O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS POR
PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO EM RIO BRANCO – ACRE
|
Gilberto Nunes Ávila
Janaína Maciel Santos
Kemis A. Viana da Silva
|
8.
ANÁLISE LINGUÍSTICA OU ENSINO DE GRAMÁTICA: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO
ENSINO FUNDAMENTAL I
|
Gabriella Bandeira de Freitas
Natália Nunes Monteiro
Laura Gianne Lopes de Oliveira
|
9.
METODOLOGIAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO
DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS COM O SOFTWARE GEOGEBRA
|
Vanderlei
Zanco de Carvalho
Gilberto
Francisco Alves de Melo
|
10. FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
ATRAVÉS DA EAD: UMA QUESTÃO CULTURAL
|
Gercineide Maia de Sousa
|
11. ETNOMATEMÁTICA, UM NOVO OLHAR
|
Héliton Melo da Silva
Gilberto
Francisco Alves de Melo
|
12. O TRABALHO
DOCENTE NO BRASIL E SUAS RECONFIGURAÇÕES
|
Rosa Maria Silva Braga
Ednaceli Abreu Damasceno
|
13.
A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE TRABALHO E SABERES DOCENTES NA DÉCADA DE 90: FOCOS
DAS PESQUISAS E IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE
14- TRABALHO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO E SUAS IMPLICAÇÕES NA SAÚDE DO PROFESSOR: PRESENTEÍSMO E ABSENTEÍSMO |
Maria do Rosário Guedes
Monteiro
Ednaceli Abreu Damasceno
Danyelle Alves Maia Grace Gotelip Cabral |
5- EIXO: POLÍTICAS DE
FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE LOCAL: AUDITORIO CARLOS SIMÃO
COORDENADOR (A): PROFA. DRA. LENILDA FARIA
TÍTULO DO
TRABALHO
|
AUTORES
|
14. SABERES
DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE OS TRABALHOS PRODUZIDOS NO PORTAL
DOS PERIÓDICOS DA CAPES
|
Kelly
Cristina de Faria Xavier Maggi
Maria
Aparecida de Souza Vangiler
Ednacelí
Abreu Damasceno
|
15. O PERFIL DE FORMAÇÃO DOS DOCENTES DA UFAC: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO E SUAS
REPERCUSSÕES NO TRABALHO DOCENTE
|
Grace Gottelip Cabral
|
16. TRABALHO DOCENTE E SUAS IMPLICAÇÕES NA SAÚDE DO PROFESSOR: PRESENTEÍSMO E ABSENTEÍSMO
|
Grace Gottelip Cabral
Danyelle Alves Maia |
17. FORMAÇÃO DE GRUPOS DE ESTUDOS COM PROFESSORAS
DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A APRENDIZAGEM E ENSINO DOS NÚMEROS
RACIONAIS
|
Maria do Socorro Araújo Moura
Rene Silva de Souza
|
18. A FORMAÇÃO DE
UM GRUPO COLABORATIVO PARA DISCUTIR OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE
GEOMETRIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
|
Francisco
Leugênio Gomes
Gilberto Francisco
Alves de Melo
|
19. SOFTWARE GEOGEBRA: EXPLORAÇÃO E
PROBLEMATIZAÇÃO DE ELEMENTOS E CONCEITOS SOBRE O TETRAEDRO
|
Francisco
Leugênio Gomes
Edileudo Rocha da Silva
|
20. INVESTIGAÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA NO CAMPO CONCEITUAL
MULTIPLICATIVO POR MESTRANDOS
|
Edileudo
Rocha da Silva
Gilberto
Francisco Alves de Melo
|
21. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O USO DAS MÍDIAS
SOCIAIS
|
Adriana Maria de Souza
Silva
Aline Andréia Nicolli
|
22.
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA SOBRE PERÍMETRO: REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO POR
ALUNOS DO 6º ANO
|
Inayara
Rodrigues de Carvalho
Djallene
Rebêlo de Araújo
|
23. O USO
DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ESTUDO DO
CILINDRO NA FORMAÇÃO CONTINUADA
|
Djallene
Rebêlo de Araújo
Inayara Rodrigues de Carvalho
|
24. O MÉTODO AUTOBIOGRÁFICO E SUAS IMPLICAÇÕES NA
FORMAÇÃO DOCENTE
|
Patrícia
Carvalho Redigulo
|
25. A ETNOMATEMÁTICA UMA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
26. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR POR MEIO DA METODOLOGIA
DA PESQUISA: O CASO DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO
BÁSICA – PARFOR – EM TARAUACÁ/ACRE, EM 2016
27. A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O LETRAMENTO NA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE, CAMPUS RIO BRANCO E A SUA IMPORTÂNCIA PARA A
FORMAÇÃO DE CIDADÃOS LETRADOS
|
Elisabeth
Machado Bastos
Gilberto Francisco Alves Rossilene Brasil Muniz Valda Inês Fontenele Pessoa
Rossilene Brasil Muniz
Valda Inês Fontenele Pessoa
|
6- EIXO: EDUCAÇÃO DA INFANCIA: CONCEITOS E
PRÁTICAS
LOCAL: AUDITORIO TADEU MELO DA SILVA
COORDENADOR (A): PROFA. DRA. GIANE
GROTTI E PROF. DR. ALEXANDRE MELO DE SOUSA
TÍTULO DO
TRABALHO
|
AUTORES
|
1. O TRABALHO
PEDAGÓGICO COM A LEITURA E A ESCRITA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
|
Maria
Cilene G. Gaspar
Maria
de Lurdes N. Pereira
Tatiane Castro dos Santos
|
2. RELATO
DE EXPERIÊNCIA:
“No faz de conta a vida se harmoniza.”
|
Márcia Barros Loureto
|
3. EXPERIÊNCIA FORMATIVA: O ESTAGIO NA
EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
|
Jhoney Brandão de Souza
Raquel Andrade dos Santos
Giane Lucélia Grotti
|
4. O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS
INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A REALIDADE DAS SALAS DE AULA
|
Amanda
Leite de Oliveira
Adriana
Ramos dos Santos
|
5. OS HÁBITOS DE LEITURA E ESCRITA DOS
ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE E A SUA
CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO SEU LETRAMENTO
|
Rossilene
Brasil Muniz
Valda
Inês Fontenele Pessoa
|
6. LEITURA NA ESCOLA:
DIAGNÓSTICO DOS ESPAÇOS DE LEITURA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DO
MUNICÍPIO DE RIO BRANCO/ACRE
|
Maria Ana da Silva Morais Lima
Maria
José da Silva Morais Costa
|
7- MATERIALIDADE DA ESCOLA PRIMÁRIA NO TERRITÓRIO DO ACRE NAS DÉCADAS DE 40 A 60 |
Gerinalda de Souza Ferreira
|
8. O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A LEITURA DO LIVRO DE IMAGEM
|
Hanna Araújo
|
9- O LETRAMENTO NA PRÉ-ESCOLA
10. A MOTIVAÇÃO DOS MUNICÍPIOS ACREANOS EM LIBRAS 11. A VARIAÇÃO LEXICAL EM LIBRAS: O CAMPO SEMÂNTICO DA FAMÍLIA 12. A VARIAÇÃO LEXICAL EM LIBRAS: O CAMPO SEMÂNTICO DAS PROFISSÕES 13. NOÇÕES DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIAL |
ANTÔNIA LIMA LOPES
Alexandre Melo de Sousa Manuella Trindade Bezerra Alexandre Melo de Sousa Fernanda Albuquerque da Silva Alexandre Melo de Sousa Raymeson Alves de Paula Maria de Nazaré Uchôa Itamar Miranda da Silva |
Prazo para submissão: 17 de setembro de 2016 a 12 de outubro de 2016
Resultado: 19 de outubro de 2016
Comunicação oral e pôster:
Para submeter seu trabalho ao evento, é necessário apenas o envio de um resumo com a seguinte formatação:
Resumo em arquivo word contendo entre 200 e 300 palavras, no seguinte modelo:
a) Título em negrito, centralizado, Times New Roman 14;
b) Corpo do texto em Times New Roman, tamanho 12;
c) Abaixo do título, a direita, inserir nome do autor e do co-autor (com filiação acadêmica) e e-mail para contato;
d) Após o resumo, incluir o termo “Palavras-chave” em negrito, indicando 3 palavras-chave;
e) Indicar, por fim, em qual eixo temático o trabalho se insere.
EIXOS TEMÁTICOS:
1. Políticas de financiamento da Educação
Pública e Gestão da Escola.
2. Políticas de Formação e Trabalho Docente.
3.
Educação da Infância: conceitos e práticas.
4. Políticas
Públicas de Currículo e de Avaliação.
5. Currículo e Diversidade: Étnico-raciais,
Gênero e Sexualidade.
6.
Direitos Humanos, violência escolar e direitos educacionais.
7. Educação Especial e Inclusiva.
Em caso de aprovação de trabalho na modalidade pôster, estes são os elementos que devem constituí-lo:
Tamanho: 0.90 x 1.20
Título
Autores
Introdução
Objetivo
Material e Métodos
Resultados e discussões
Conclusão
Referências
0bs. Ver Normas da ABNT
Quantos autor e co autor pode conter no trabalho enviado?
ResponderExcluir