Normas para submissão de trabalhos




ATUALIZAÇÃO!!! (21-10-2016)


SESSÕES DE COMUNICAÇÃO ORAL

DATA: 26/10/2016
HORÁRIO: 15: 00 ÀS 17: 30
LOCAL: AUDITÓRIOS DO CENTRO DE CONVENÇÕES- UFAC

1- EIXO: EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
LOCAL: AUDITORIO PEDRO MARTINELLO
COORDENADOR (A): PROFA. DRA. ADEMARCIA COSTA


TÍTULO DO TRABALHO
AUTORES
1. A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA A APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO
Verônica Aguiar Nunes
Ariadney Simone de Souza Morais Batalha
Robéria Vieira Barreto Gomes
2. CENTRO DE APOIO PEDAGÓGICO PARA ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CONFECÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS
Elimara Lima dos Santos

Manuella Trindade Bezerra

Ademárcia Lopes de Oliveira Costa

3.ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
Letícia Sampaio da Silva
Silvana Lima Nunes
Giovana Gomes Albino
4. O BRAILLE FÁCIL E O MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO POTENCIALIZANDO A INCLUSÃO DE ESTUDANTES CEGOS NO ENSINO MÉDIO
Keuri Neri de Arruda
Salete Maria Chalub Bandeira
5. O ESTUDO SOBRE ÂNGULOS USANDO O MULTIPLANO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Keuri Neri de Arruda
Gilberto Francisco Alves de Melo


6. HISTÓRIA EM QUADRINHO "PANTERA NEGRA": A REPRESENTAÇÃO NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL PARA A PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL


Andressa Queiroz da Silva 
Rosilene Silva da Costa


7. O ENSINO DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS COM MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO PARA DEFICIENTES VISUAIS
Héliton Melo da Silva
Salete Maria Chalub Bandeira

8. O ESTUDO DA FUNÇÃO DO 2º GRAU COM O APLICATIVO GEOGEBRA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Vanderlei Zanco de Carvalho                                                                                       
 Salete Maria Chalub Bandeira

9. LITERATURA INFANTO-JUVENIL TAMBÉM PODE INSERIR LGBT: DESMISTIFICANDO A ORIENTAÇÃO SEXUAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Andressa Queiroz da Silva
Bruna Lalinny Magalhães da Silva
Margarete Edul Prado de Souza Lopes
10. A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR: IMPASSES E PERSPECTIVAS

Marliane de Souza Tamburini Oliveira
Francisco Heliton do Nascimento
11. EDUCAÇÃO INCLUSIVA E OS DESAFIOS DA ATUALIDADE

Antonio Roney de Figueiredo
Fabrício Almada França
Wendell Fiori de Faria
12. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O ATENDIMENTO AOS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA ESCOLA REGULAR

Marcos Alves Barreto
Lucas Fernandes Almeida 
Wendell Fiori de Faria




2- EIXO: EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
LOCAL: AUDITORIO AUTON PERES
COORDENADOR (A): PROF. DR. IGOR BARRETO


TÍTULO DO TRABALHO
AUTORES
13. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO SOBRE SEUS PRINCÍPIOS E DIRETRIZES

André Lucas Domingos Leão Wendell Fiori de Faria
14. A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Osvaldo Campos dos Santos
Ademárcia Lopes de Oliveira Costa

15. EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO SUPERIOR: INICIANDO UMA ANÁLISE


Raele de Souza Almada
Ricardo da Silva Miranda
Ademárcia Lopes de Oliveira Costa
16. DEFICIÊNCIA FÍSICA: DIFICULDADES NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE

Maria Eulânia Pimenta
Sônia de Silva Souza de Lima
Isabele Sant’Ana de Brito
17. MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS
              
Cristhiane de Souza Ferreira
Salete Maria Chalub Bandeira
18. OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS NA ESCOLA REGULAR

Cris Lima de Souza
Mishel Juliana L. Muñoz Hijar
Giovana Gomes Albino
19. DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E AS DIFICULDADES NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE

Hugo de Oliveira Monteiro
Edzônia Vasconcelos de Lima
Ademárcia Lopes de Oliveira Costa
20. CONTRIBUIÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Gercineide Maia de Sousa
21. COMO FALAR DE LUTO NO CONTEXTO ESCOLAR?

Bruno da Silva Santos
Jaqueline Regina Paes

22. DIREITOS LINGUÍSTICOS E DISCURSOS (ACERCA) DA MINORIA LINGUÍSTICA SURDA NO BRASIL

Milton Francisco
Marlandes Evaristo
23. GEOPLANO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS
Cristhiane de Souza Ferreira
Gilberto Francisco Alves de Melo

24. RECURSOS TECNOLÓGICOS E MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS DINÂMICO PARA O ENSINO DE FRAÇÕES À DEFICIENTES VISUAIS.
Elisabeth Machado Bastos

Salete Maria Chalub Bandeira





3- EIXO: POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E GESTÃO DA ESCOLA
E
EIXO: POLITICAS PUBLICAS DE CURRÍCULO E DE AVALIAÇÃO 
LOCAL: AUDITORIO MANUEL ALVES RIBEIRO NETO
COORDENADOR (A): PROFA. DRA. LUCIA DE FÁTIMA MELO


TÍTULO DO TRABALHO
AUTORES
1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL: UMA EXPERIÊNCIA DE RECONSTRUÇÃO

Luciano Santos de Farias
2. POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO/ACRE: REPERCUSSÕES NA VALORIZAÇÃO DOCENTE
Victor Manoel Alab de Oliveira
Lúcia de Fátima Melo
3. A FUNÇÃO DE DIRETOR DE ESCOLA PÚBLICA NO ACRE E SUA POLÍTICA DE FORMAÇÃO E REMUNERAÇÃO
Mário Roberto Machado Torres

4. UM ESTUDO DO CONSELHO ESCOLAR EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE RIO BRANCO/ACRE: INSTRUMENTO DE DEMOCRACIA OU REGULAÇÃO?
Lúcia de Fátima Melo Elane da Silva soares

TÍTULO DO TRABALHO
AUTORES
5.  PROJETO PORONGA: UMA POLÍTICA EDUCACIONAL DE ACELERAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Emilly Ganum Areal
Lúcia de Fátima Melo


6. CURRÍCULO E INDISCIPLINA ESCOLAR

Valda Inês Fontenele Pessoa
Rossilene Brasil Muniz 
Tânia Mara Rezende Machado


8. GENERO, INCLUSAO, ETNIA E PROCESSOS INTERGERACIONAIS NA CONFIGURAÇÃO CURRICULAR: SUBSIDIOS QUE PODEM VIR DE AÇOES INFORMAIS

Tânia Mara Rezende Machado
Caio Moreno Machado Aquino

  


4- EIXO: POLÍTICAS DE FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE 
LOCAL: AUDITORIO ADRIANA DELGADO SANTELLI
COORDENADOR (A): PROFA.  DRA. ADRIANA RAMOS E PROFA. DRA. TATIANE CASTRO DOS SANTOS

TÍTULO DO TRABALHO
AUTORES
1. TRABALHO DOCENTE NA ATUALIDADE: CONDIÇÕES E SEUS IMPACTOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES.

 Soraia Meleiro dos Santos

Ednacelí Abreu Damasceno
2. INVESTIGAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM OLHAR DA SALA DE AULA

Jeane Melriele Rodrigues Ferreira
Alline Lopes De Lázari

3. OS IMPACTOS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS DE FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE COMO MECANISMOS DE REGULAÇÃO, CONTROLE E AVALIAÇÃO

Maria do Rosário Guedes Monteiro

Mizraian Lima Chaves
4. POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IMPLICAÇÕES DO CURRÍCULO

Israel Áquila Rodrigues da Silva
Laura Gianne Lopes de Oliveira

5. SABERES DOCENTES: A HETEROGENEIDADE QUE CONSTRÓI A PRÁXIS PEDAGÓGICA

Laura Gianne Lopes de Oliveira
Tânia Mara Rezende Machado

6. O ENSINO DE CIÊNCIAS NA BIBLIOTECA DA FLORESTA DA CIDADE DE RIO BRANCO

Angélica Costa de Lima*
Beatriz Rafaelly dos Santos da Silva
7. COMPUTAÇÃO EM NUVEM: PESQUISA SOBRE O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS POR PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO EM RIO BRANCO – ACRE

Gilberto Nunes Ávila
Janaína Maciel Santos
Kemis A. Viana da Silva


8. ANÁLISE LINGUÍSTICA OU ENSINO DE GRAMÁTICA: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Gabriella Bandeira de Freitas
Natália Nunes Monteiro
Laura Gianne Lopes de Oliveira

9. METODOLOGIAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS COM O SOFTWARE GEOGEBRA

Vanderlei Zanco de Carvalho

Gilberto Francisco Alves de Melo

10. FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA EAD: UMA QUESTÃO CULTURAL
Gercineide Maia de Sousa


11. ETNOMATEMÁTICA, UM NOVO OLHAR

Héliton Melo da Silva

Gilberto Francisco Alves de Melo                                                                 
12. O TRABALHO DOCENTE NO BRASIL E SUAS RECONFIGURAÇÕES

Rosa Maria Silva Braga

Ednaceli Abreu Damasceno

13. A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE TRABALHO E SABERES DOCENTES NA DÉCADA DE 90: FOCOS DAS PESQUISAS E IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE

14- TRABALHO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO E SUAS IMPLICAÇÕES NA SAÚDE DO PROFESSOR: PRESENTEÍSMO E ABSENTEÍSMO

Maria do Rosário Guedes Monteiro

Ednaceli Abreu Damasceno












Danyelle Alves Maia
Grace Gotelip Cabral




5- EIXO: POLÍTICAS DE FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE LOCAL: AUDITORIO CARLOS SIMÃO
COORDENADOR (A): PROFA. DRA. LENILDA FARIA


TÍTULO DO TRABALHO
AUTORES
14. SABERES DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE OS TRABALHOS PRODUZIDOS NO PORTAL DOS PERIÓDICOS DA CAPES

Kelly Cristina de Faria Xavier Maggi

Maria Aparecida de Souza Vangiler

Ednacelí Abreu Damasceno
15. O PERFIL DE FORMAÇÃO DOS DOCENTES DA UFAC: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO E SUAS REPERCUSSÕES NO TRABALHO DOCENTE

Grace Gottelip Cabral

16. TRABALHO DOCENTE E SUAS IMPLICAÇÕES NA SAÚDE DO PROFESSOR: PRESENTEÍSMO E ABSENTEÍSMO

Grace Gottelip Cabral
Danyelle Alves Maia
17. FORMAÇÃO DE GRUPOS DE ESTUDOS COM PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A APRENDIZAGEM E ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS

Maria do Socorro Araújo Moura
Rene Silva de Souza

18. A FORMAÇÃO DE UM GRUPO COLABORATIVO PARA DISCUTIR OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Francisco Leugênio Gomes

Gilberto Francisco Alves de Melo
19. SOFTWARE GEOGEBRA: EXPLORAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO DE ELEMENTOS E CONCEITOS SOBRE O TETRAEDRO
                                                                   

Francisco Leugênio Gomes

Edileudo Rocha da Silva

20. INVESTIGAÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA NO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO POR MESTRANDOS

Edileudo Rocha da Silva

Gilberto Francisco Alves de Melo

21. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O USO DAS MÍDIAS SOCIAIS


Adriana Maria de Souza Silva

Aline Andréia Nicolli

22. INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA SOBRE PERÍMETRO: REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO POR ALUNOS DO 6º ANO

Inayara Rodrigues de Carvalho

Djallene Rebêlo de Araújo

23. O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ESTUDO DO CILINDRO NA FORMAÇÃO CONTINUADA
Djallene Rebêlo de Araújo

Inayara Rodrigues de Carvalho

24. O MÉTODO AUTOBIOGRÁFICO E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE

Patrícia Carvalho Redigulo

25. A ETNOMATEMÁTICA UMA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA





26. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR POR MEIO DA METODOLOGIA DA PESQUISA: O CASO DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA – PARFOR – EM TARAUACÁ/ACRE, EM 2016


27. A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O LETRAMENTO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE, CAMPUS RIO BRANCO E A SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS LETRADOS
Elisabeth Machado Bastos 
Gilberto Francisco Alves 


Rossilene Brasil Muniz
Valda Inês Fontenele Pessoa




Rossilene Brasil Muniz
Valda Inês Fontenele Pessoa
                              
                                                   
  


6- EIXO: EDUCAÇÃO DA INFANCIA: CONCEITOS E PRÁTICAS
LOCAL: AUDITORIO TADEU MELO DA SILVA
COORDENADOR (A): PROFA. DRA. GIANE GROTTI E PROF. DR. ALEXANDRE MELO DE SOUSA


TÍTULO DO TRABALHO
AUTORES

1. O TRABALHO PEDAGÓGICO COM A LEITURA E A ESCRITA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


Maria Cilene G. Gaspar
Maria de Lurdes N. Pereira                                                                     
Tatiane Castro dos Santos


2. RELATO DE EXPERIÊNCIA:
 “No faz de conta a vida se harmoniza.”



Márcia Barros Loureto
3. EXPERIÊNCIA FORMATIVA: O ESTAGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE


Jhoney Brandão de Souza
Raquel Andrade dos Santos
Giane Lucélia Grotti
4. O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A REALIDADE DAS SALAS DE AULA


Amanda Leite de Oliveira
Adriana Ramos dos Santos

5. OS HÁBITOS DE LEITURA E ESCRITA DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO SEU LETRAMENTO

Rossilene Brasil Muniz
Valda Inês Fontenele Pessoa
6. LEITURA NA ESCOLA: DIAGNÓSTICO DOS ESPAÇOS DE LEITURA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO/ACRE

Maria Ana da Silva Morais Lima
Maria José da Silva Morais Costa
7- MATERIALIDADE DA ESCOLA PRIMÁRIA NO TERRITÓRIO DO ACRE NAS DÉCADAS DE 40 A 60


Gerinalda de Souza Ferreira
8. O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A LEITURA DO LIVRO DE IMAGEM

Hanna Araújo
9- O LETRAMENTO NA PRÉ-ESCOLA


10. A MOTIVAÇÃO DOS MUNICÍPIOS ACREANOS EM LIBRAS


11. A VARIAÇÃO LEXICAL EM LIBRAS: O CAMPO SEMÂNTICO DA FAMÍLIA


12. A VARIAÇÃO LEXICAL EM LIBRAS: O CAMPO SEMÂNTICO DAS PROFISSÕES


13. NOÇÕES DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIAL
ANTÔNIA LIMA LOPES





Alexandre Melo de Sousa
Manuella Trindade Bezerra




Alexandre Melo de Sousa
Fernanda Albuquerque da Silva





Alexandre Melo de Sousa
Raymeson Alves de Paula





Maria de Nazaré Uchôa
Itamar Miranda da Silva





Prazo para submissão: 17 de setembro de 2016 a 12 de outubro de 2016
Resultado: 19 de outubro de 2016

Comunicação oral e pôster:
Para submeter seu trabalho ao evento, é necessário apenas o envio de um resumo com a seguinte formatação:

Resumo em arquivo word contendo entre 200 e 300 palavras, no seguinte modelo:
a) Título em negrito, centralizado, Times New Roman 14;
b) Corpo do texto em Times New Roman, tamanho 12;
c) Abaixo do título, a direita, inserir nome do autor e do co-autor (com filiação acadêmica) e e-mail para contato;
d) Após o resumo, incluir o termo “Palavras-chave” em negrito, indicando 3 palavras-chave;
e) Indicar, por fim, em qual eixo temático o trabalho se insere.

EIXOS TEMÁTICOS:
1.  Políticas de financiamento da Educação Pública e Gestão da Escola.

2.  Políticas de Formação e Trabalho Docente.

3. Educação da Infância: conceitos e práticas.

4. Políticas Públicas de Currículo e de Avaliação.

5. Currículo e Diversidade: Étnico-raciais, Gênero e Sexualidade.

6. Direitos Humanos, violência escolar e direitos educacionais.  


7.  Educação Especial e Inclusiva.


Em caso de aprovação de trabalho na modalidade pôster, estes são os elementos que devem constituí-lo:
Tamanho: 0.90 x 1.20
Título
Autores
Introdução
Objetivo
Material e Métodos
Resultados e discussões
Conclusão
Referências
0bs. Ver Normas da ABNT

Um comentário :

Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil - 2016 XIX Semana de Educação - Ufac