Minicursos


ATENÇÃO: LISTA DE MINICURSOS POR SALA



UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA
DIRETORIA DE EXTENSÃO
CENTRO DE EDUCAÇÃO, LETRAS E ARTES

XIX SEMANA DE EDUCAÇÃO E I SEMINÁRIO DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM POLÍTICA, GESTÃO, TRABALHO E FORMAÇÃO DOCENTE (GEPPEAC)

“AS POLÍTICAS PÚBLICAS ATUAIS E OS SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO E NO TRABALHO DOCENTE
QUADRO DOS MINICURSOS / POR SALA

MINICURSOS
SALAS
CONFLITO INTERPESSOAL E VIOLÊNCIA NA ESCOLA

SALA AMBIENTE DE LETRAS (Bloco Wanderley Dantas)
SEXUALIDADE NA INÂNCIA E A EDUCAÇÃO SEXUAL

SALA DE VIDEOCONFERÊNCIA – NIEAD Prédio do NTI - próximo a Reitoria)

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ESPECIAL – TURMA 1


SALA AMBIENTE DA EDUCAÇÃO – (Bloco Nely Catunda)



EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ESPECIAL – TURMA 2

SALA AMBIENTE DE PÓS GRADUAÇÃO do CCSD
(Coordenação Medicina, Enfermagem)
ELABORAÇÃO DE PROJETOS CIENTÍFICOS

SALA 12- CELA
LEGISLAÇÃO E PLANEJAMENTO DE ENSINO

AUDITÓRIO DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS –(Prédio do Centro de Convenções 2º. Piso) –Carlos Simão
TRAÇOS GESTOS E CORES: A EDUCAÇÃO INFANTIL REIVENTANDO O MUNDO
SEME - Giane
ANTIGA SALA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS
Prédio das Pró-Reitorias



Prazo para inscrição: 17 de setembro de 2016 a 12 de outubro de 2016

Minicurso 1 

Legislação e Planejamento de Ensino: atualização da Legislação Educacional e instrumentalização para a elaboração de planos de aulas.

Eixo Temático 2 - Políticas de Formação e Trabalho Docente. 

Responsáveis: Prof.ª Dra. Ednacelí Abreu Damasceno e Prof. Dra. Lúcia de Fátima Melo

Ementa: A Organização da Educação no Brasil. A Lei de Diretrizes e Bases Nacional e suas alterações. Novo Plano Nacional de Educação e Legislação Estadual de Ensino. Formulação de objetivos educacionais: importância, níveis e funções. Seleção/Organização dos conteúdos de ensino. Escolha dos procedimentos de ensino e organização das experiências de aprendizagem. Seleção, utilização e organização dos recursos e materiais didáticos. Como avaliar o processo de ensino-aprendizagem. A aula como forma de organização do ensino.

Conteúdo:
A intencionalidade da ação pedagógica na organização do processo de ensino: planejamento como ação política e pedagógica para organizar o ensino
Níveis do Planejamento Educacional 
Os componentes do processo de planejamento de ensino
Importância e funções dos objetivos de ensino: elaboração e classificação
Seleção/Organização dos conteúdos de ensino
Métodos e Procedimentos de Ensino
Utilização e organização dos recursos e material didático
Avaliação da aprendizagem
A Gestão da sala de aula como forma de organização do ensino e mediação da aprendizagem
A Aula como forma de organização do Ensino
Relação Professor-aluno na sala de aula
O contrato didático
A intervenção pedagógica
A legislação e a Política educacional
Breve histórico da organização da educação no Brasil.
A legislação educacional: Lei n° 9394/96 e modificações posteriores
O financiamento da Educação e o Plano Nacional de Educação
A legislação estadual (Sistema Público de Ensino do Estado do Acre)

Número de vagas: 30


Minicurso 2 

Elaboração de Projetos Científicos 

Eixo Temático 2 -  Políticas de Formação e Trabalho Docente. 

Responsáveis: Prof.ª  Dra. Grace Gotelip Cabral, Profa. Dra. Rossilene Brasil Muniz e Profa. Dra. Valda Inês Fontenele

Ementa: Elaboração de projetos de pesquisa social para alunos de graduação e pós-graduação. Normas de elaboração, execução e apresentação de projeto de monografias (TCC, Dissertações e tese).

 Conteúdo:
A pesquisa: quanto a natureza, tipologia, caráter e objetivos
O projeto de pesquisa como exercício científico:
Tema e delimitação
Justificativa
A formulação do problema de pesquisa
A formulação das hipóteses/questões de estudo
Definição dos objetivos
A revisão de literatura
Métodos e técnicas de coleta de dados
Definição do campo de pesquisa, do recorte temporal e dos sujeitos participantes
Tratamento dos dados
Estruturação e normas de elaboração e apresentação gráfica do projeto de pesquisa
Protocolos de Pesquisa

Número de vagas: 30


Minicurso 3 

Sexualidade na Infância 

Eixo Temático 5 -  Currículo e Diversidade: Étnico-raciais, Gênero e Sexualidade.

Responsável: Profa. Dra. Francisca Estela Lima de Freitas e Prof. Msc. Pedro R. Mathias de Miranda

Ementa: Conceito de sexualidade e a importância do seu conhecimento para uma leitura da realidade. Componentes biológico, psicológico e social da sexualidade, desvendando mitos e tabus. Manifestações da sexualidade de crianças e adolescentes: o conhecimento como ferramenta para encarar a realidade com naturalidade e a importância do esclarecimento para a educação sexual. Influência da mídia na construção da sexualidade de crianças e adolescentes e o papel da escola nessa construção. Educação sexual na escola – abordagens, princípios de ação e importância.

Número de vagas: 30


Minicurso 4 

Educação Inclusiva e Especial: uma reflexão a partir da política educacional e da formação de professores.

Eixo Temático 7-  Educação Especial e Inclusiva.

Responsáveis: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira Costa; Profa. Claudia de Souza Martins Lima; Profa. Karlene Ferreira de Souza; Profa. Msc. Ivanete de Freitas Cerqueira 

Ementa: Política Pública de educação inclusiva e especial. Políticas públicas de formação de professores no Brasil para a educação especial e inclusiva e suas implicações no trabalho docente. Avaliação da aprendizagem na educação inclusiva.

Conteúdo:
A inclusão escolar e o movimento Todos Pela Educação;
Percursos da constituição de uma política brasileira de educação especial inclusiva;
Formação de professores e sua relação com a educação inclusiva: desafios à experiência teórica na práxis pedagógica;
Reflexões sobre a avaliação da aprendizagem de alunos da modalidade Educação Especial na Educação Básica;

Número de vagas: 30


Minicurso 5

Conflito interpessoal e violência na escola: causas e formas de enfrentamento

Eixo Temático 6 -  Direitos Humanos, violência escolar e direitos educacionais.

Responsável: Prof. Dr. Antônio Igo Barreto Pereira

Ementa: Reflexão sobre os diversos tipos de conflitos interpessoais e de violências que se apresentam no cotidiano escolar, com destaque para as suas principais causas e as diferentes estratégias utilizadas em seu enfrentamento.

Conteúdo:
Conflitos e violências nas relações escolares:
Indisciplina
Preconceito e discriminação
Bullying e cyberbullying
Microviolência
Violência grave
Causas dos comportamentos transgressores:
Resistência a autoridades ilegítimas
Enfraquecimento das autoridades educacionais
Idealizações e desejos não correspondidos
Rompimento ou inconclusão dos laços afetivos

O enfrentamento do conflito e da violência na escola:
Educação em direitos humanos
Promoção do “aprender a conviver”
Práticas restaurativas: mediação de conflitos, assembleias de classe e círculos de debate

Número de vagas: 30


Minicurso 6
Traços, gestos e cores: a Educação Infantil reinventando o mundo

Eixo Temático 3: Educação da Infância: conceitos e práticas

Ministrantes: Profa. Esp. Ana Regina Azevedo Feitosa, Profa. Esp. Dulce Feitosa Anselmi, Profa. Esp. Flávia Pereira Corrêa Silva, Profa. Dra. Giane Lucélia Grotti, Profa. Msc. Márcia Barroso Loureto, Profa. Esp. Maria da Conceição Borges de Lima, Profa. Esp. Mirtis Ribeiro da Silva, Profa. Esp. Neli Rodrigues de Lima e Profa. Esp. Rosamara Silva de Souza.

Ementa: A infância de ontem e de hoje. A brincadeira e as artes como linguagens particular da criança e recursos fundamentais no ato de apreender e transformar a realidade. A importância do olhar crítico do professor sobre essas práticas enquanto propulsoras do desenvolvimento e aprendizagem na Educação Infantil.

Conteúdo:
• Construção histórica do conceito de infância.
• Educar e Cuidar na Educação Infantil: ações indissociáveis.
• O brincar como necessidade para desenvolvimento integral da criança.
• As linguagens artísticas e o fazer pedagógico na Educação Infantil.

Número de vagas: 30





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