Inscrições

RESULTADO DA AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS SUBMETIDOS AO EVENTO


LISTA COMPLEMENTAR



EIXO TEMÁTICO
TÍTULO DO TRABALHO
AUTORES
Políticas de Formação e Trabalho Docente.
A formação do professor por meio da metodologia da pesquisa: o caso do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR – em Tarauacá/Acre, em 2016
Rossilene Brasil Muniz
Valda Inês Fontenele Pessoa
COMUNICAÇÃO
Políticas de Formação e Trabalho Docente.
A produção acadêmica sobre o letramento na Universidade Federal do Acre, campus Rio Branco e a sua importância para a formação de cidadãos letrados
Rossilene Brasil Muniz
Valda Inês Fontenele Pessoa
COMUNICAÇÃO
Políticas de financiamento da Educação Pública e Gestão da Escola

Um estudo do conselho escolar em escolas da rede municipal de rio branco/acre: instrumento de democracia ou regulação?

elane da Silva
Lúcia de Fátima Melo
COMUNICAÇÃO


1- LISTA DE TRABALHOS APROVADOS - BANNER

*Orientações: os banners devem ser afixados trinta minutos antes do início das apresentações.
Local: Saguão do Centro de Convenções (prédio novo, ao lado Teatro Universitário)
Horário das apresentações: 17h30min às 18h50min


XIX SEMANA DE EDUCAÇÃO E I SEMINÁRIO DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM POLÍTICA, GESTAO, TRABALHO E FORMAÇÃO DOCENTE (GEPPEAC)

“AS POLÍTICAS PÚBLICAS ATUAIS E OS SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO E NO TRABALHO DOCENTE



EIXO TEMÁTICO
TÍTULO DO TRABALHO
AUTORES
CATEGORIA












Educação Especial e Inclusiva
1. EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SURDEZ: ESTUDANDO UMA REALIDADE

José Augusto Paiva de Araújo
Maria Pereira de Carvalho
Rosely campo Amaral e Silva

Banner
2. REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O TRABALHO PEDAGÓGICO

Nelvaneide Andrade de Oliveira Souza
Lailinês Lima de Almeida
Ademárcia Lopes de Oliveira Costa
Banner
3. ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: DIFICULDADES
Thayra Rodrigues da Silva
Sandy Honorato Rocha
Robéria Vieira Barreto Gomes

Banner
4. ADAPTAÇÕES CURRICULARES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Valéria Lima Vale
Maynara de Souza Melo
Maria de Lourdes Esteves Bezerra
Banner
5. O ALUNO CEGO E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA ESCOLA DE ENSINO REGULAR

Aline dos Santos Barbosa Gondim
Jamille da Silva Gomes
Maristela Rosso Walker
Banner
6. BAIXA VISÃO E CEGUEIRA: ESTUDANDO OS CONCEITOS

Elton do nascimento de Souza
Adriely Araújo Freitas
Maristela Rosso Walker
Banner
7. OS RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E OS ALUNOS COM BAIXA VISÃO

Pablo Nascimento da Silva
Mario Gustavo Alves da Silva
Robéria Vieira Barreto Gomes
Banner
8. DIFICULDADES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO ÂMBITO DA SURDEZ


Sandy Honorato Rocha Mendonça
Thayra Rodrigues da Silva
Ademárcia Lopes de Oliveira Costa
Banner


9. EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SURDEZ: ESTUDANDO UMA REALIDADE


José Augusto Paiva de Araújo
Maria Pereira de Carvalho
Rosely campo Amaral e Silva


Banner

10. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO SOBRE SEUS PRINCÍPIOS E DIRETRIZES

André Lucas Domingos Leão
Wendell Fiori de Faria
Banner




EIXO TEMÁTICO
TÍTULO DO TRABALHO
AUTORES
CATEGORIA

POLÍTICAS DE FINANCIA- MENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E GESTÃO DA ESCOLA


1. PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS INGRESSANTES DOS CURSOS DE ENFERMAGEM E LETRAS/ESPANHOL DA UFAC -CAMPUS FLORESTA

Gesiel Holanda do Nascimento

Adriana Martins De Oliveira

Banner


EIXO TEMÁTICO
TÍTULO DO TRABALHO
AUTORES
CATEGORIA









POLÍTICAS DE FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
1. CONCEPÇÕES DE CIENCIA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E SUAS IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Ana Maria Medeiros de Albuquerque Santana

Danielly de Sousa Nóbrega
Banner
2. TRABALHO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO E SUAS IMPLICAÇÕES NA SAÚDE DO PROFESSOR: PRESENTEÍSMO E ABSENTEÍSMO NA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ RODRIGUES LEITE  E NO COLÉGIO ESTADUAL BARÃO DO RIO BRANCO
Danielly Alves Maia
Grace Gotelip Cabral
Banner
3. ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DAS CIÊNCIAS EXATAS E SUAS REPERCUSSÕES NA CONSTRUÇÃO DOS REFERENCIAIS QUE ALICERÇAM A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
Kally Samara Silva Medeiros Gomes
Lenilda Rego de Albuquerque Faria
Banner
4. CONHECENDO A PROFISSÃO DOCENTE DO MUNÍCIPIO DE XAPURI: UM ESTUDO DE CASO

Gilcinara Gondim Batista
Maria do Carmo Ferreira de Souza
Tania Mara Rezende Machado

Banner
5. TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUAS IMPLICAÇÕES NA SAÚDE DO PROFESSOR
Tunay Lucas Cabral Aquino

Grace Gotelip Cabral
Banner
6. A IDENTIDADE DO COORDENADOR PEDAGÓGICO DA REDE ESTADUAL DO ESTADO DO ACRE: PERFIL, DESEMPENHO E REPRESENTAÇÕES SOBRE SEU EXERCÍCIO PROFISSIONAL

Naiara de Souza Fernandes

Lenilda Rego de Albuquerque Faria


Banner
7. A PRESSÃO DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS SOBRE O TRABALHO DOCENTE

Priscila Adriana Silva Sacramento;
Janaína Arostilde Belmiro;
Letícia Mendonça Lopes Ribeiro
Banner

8. TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR E SUAS IMPLICAÇÕES NA SAÚDE DO PROFESSOR: ABSENTEÍSMO DE PROFESSORES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFAC

Cawana Da Silva Do Nascimento

Grace Gotelip Cabral
Banner




EIXO TEMÁTICO
TÍTULO DO TRABALHO
AUTORES
CATEGORIA




EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: CONCEITOS E PRÁTICAS
1. O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE XAPURI/AC


Luiz Rodrigues da Silva
Elzanir Lima da Silva
Adriana Ramos dos Santos
Banner
2. O USO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE XAPURI

Irla Maria Oliveira dos Anjos
Maria Aparecida de Albuquerque Silva
Adriana Ramos dos Santos
Banner
3. ATENDIMENTO EDUCACIONAL Á CRIANÇA PEQUENA NA CAPITAL DO ACRE NOS ANOS DE (1940- 1960)


Mariana Batista da Silva
Rosângela Silva Vale
Giane Lucelia Grotti
Banner
4. TEORIAS DE APRENDIZAGENS E OS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS



Lívia Fernandes dos Santos
Banner
5. O USO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE XAPURI

Irla Maria Oliveira dos Anjos
Maria Aparecida de Albuquerque Silva
Adriana Ramos dos Santos

Banner
6. ADULTIZAÇÃO DA INFÂNCIA: UM RETROCESSO
Dandara Galdino de Souza
Gilcivânia Mendes Miranda
Giane Grotti
Banner
7. ESPAÇOS NÃO FORMAIS: A IMPORTÂNCIA DO HORTO FLORESTAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Dandara Cristina Souza do Nascimento
Julyana Jéssyka Gonçalves Casimiro
Adriana Ramos dos Santos
Raquel Andrade dos Santos
Banner
8. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO COMO ESTÍMULO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA. UM ESTUDO DE CASO NA CASA DA LEITURA CHICO MENDES.

Janio Pablo Oliveira Farias

Banner

9. A BELA E A FERA DA DISNEY ATÉ AS SAGAS DO OGRO SHEREK: REFLEXÕES SOBRE
COMO LIDAR COM O DIFERENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
Maria de Nazare Uchoa

Margarete Edul Prado de Souza Lopes
Banner

10. O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR SOBRE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE XAPURI/AC


Luiz Rodrigues da Silva
Elzanir Lima da Silva
Adriana Ramos dos Santos
Banner

11. OS MALES DA DOCÊNCIA: COTIDIANO DOENTIO DA ESCOLA




r




12. CURRÍCULOS PRESCRITOS E CURRÍCULOS MODELADOS: CONVERGÊNCIAS, DIVERGÊNCIAS E CONSEQUÊNCIAS PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

13. A CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DA DISCIPLINA ESCOLAR PORTUGUÊS ATRAVÉS DOS LIVROS DIDÁTICOS DAS DÉCADAS DE 1970 A 1990

Andrielly Kayandra Melo Anute
Gerinalda de Souza Ferreira
Jhoney Brandão de Souza




Lauane Matos e Silva
Stefany Silva do Nascimento
Jayne Andrade Xavier
Tatiane Castro dos Santos

Banner






Banner


2- LISTA DE TRABALHOS APROVADOS - COMUNICAÇÃO ORAL

*Orientações: cada apresentador terá 15 minutos para realizar a sua comunicação oral e deverá trazer seu notebook e o arquivo a ser apresentado.


UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA
DIRETORIA DE EXTENSÃO
CENTRO DE EDUCAÇÃO, LETRAS E ARTES

XIX SEMANA DE EDUCAÇÃO E I SEMINÁRIO DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM POLÍTICA, GESTAO, TRABALHO E FORMAÇÃO DOCENTE (GEPPEAC)

“AS POLÍTICAS PÚBLICAS ATUAIS E OS SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO E NO TRABALHO DOCENTE



EIXO TEMÁTICO
TÍTULO DO TRABALHO
AUTORES
CATEGORIA








Educação Especial e Inclusiva



1. A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA A APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO

Verônica Aguiar Nunes
Ariadney Simone de Souza Morais Batalha
Robéria Vieira Barreto Gomes
Comunicação oral
2. CENTRO DE APOIO PEDAGÓGICO PARA ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A CONFECÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS


Elimara Lima dos Santos
Manuella Trindade Bezerra
Ademárcia Lopes de Oliveira Costa

Comunicação oral
3.ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
Letícia Sampaio da Silva
Silvana Lima Nunes
Giovana Gomes Albino
Comunicação oral
4. O BRAILLE FÁCIL E O MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO POTENCIALIZANDO A INCLUSÃO DE ESTUDANTES CEGOS NO ENSINO MÉDIO
Keuri Neri de Arruda
Salete Maria Chalub Bandeira
Comunicação oral
5. O ESTUDO SOBRE ÂNGULOS USANDO O MULTIPLANO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Keuri Neri de Arruda

Gilberto Francisco Alves de Melo

Comunicação oral

6. CONTRIBUIÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Gercineide Maia de Sousa





Comunicação oral
7. O ENSINO DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS COM MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO PARA DEFICIENTES VISUAIS

Héliton Melo da Silva
Salete Maria Chalub Bandeira

Comunicação oral
8. O ESTUDO DA FUNÇÃO DO 2º GRAU COM O APLICATIVO GEOGEBRA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Vanderlei Zanco de Carvalho                                                                                       
 Salete Maria Chalub Bandeira

Comunicação oral
9. LITERATURA INFANTO-JUVENIL TAMBÉM PODE INSERIR LGBT: DESMISTIFICANDO A ORIENTAÇÃO SEXUAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Andressa Queiroz da Silva
Bruna Lalinny Magalhães da Silva
Margarete Edul Prado de Souza Lopes
Comunicação oral
10. A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR: IMPASSES E PERSPECTIVAS

Marliane de Souza Tamburini Oliveira
Francisco Heliton do Nascimento
Comunicação oral
11. EDUCAÇÃO INCLUSIVA E OS DESAFIOS DA ATUALIDADE

Antonio Roney de Figueiredo
Fabrício Almada França
Wendell Fiori de Faria
Comunicação oral
12. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O ATENDIMENTO AOS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA ESCOLA REGULAR

Marcos Alves Barreto
Lucas Fernandes Almeida Wendell Fiori de Faria
Comunicação oral
13. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO SOBRE SEUS PRINCÍPIOS E DIRETRIZES

André Lucas Domingos Leão Wendell Fiori de Faria
Comunicação oral
14. A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Osvaldo Campos dos Santos
Ademárcia Lopes de Oliveira Costa
Comunicação oral

15. EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO SUPERIOR: INICIANDO UMA ANÁLISE


Raele de Souza Almada
Ricardo da Silva Miranda
Ademárcia Lopes de Oliveira Costa
Comunicação oral
16. DEFICIÊNCIA FÍSICA: DIFICULDADES NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE

Maria Eulânia Pimenta
Sônia de Silva Souza de Lima
Isabele Sant’Ana de Brito
Comunicação oral
17. MATERIAL DIDÁTICO ADAPTADO NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS
              
Cristhiane de Souza Ferreira
Salete Maria Chalub Bandeira
Comunicação oral
18. OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS NA ESCOLA REGULAR

Cris Lima de Souza
Mishel Juliana L. Muñoz Hijar
Giovana Gomes Albino
Comunicação oral
19. DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E AS DIFICULDADES NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE

Hugo de Oliveira Monteiro
Edzônia Vasconcelos de Lima
Ademárcia Lopes de Oliveira Costa
Comunicação oral

20. HISTÓRIA EM QUADRINHO "PANTERA NEGRA: A REPRESENTAÇÃO NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL PARA A PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL
Andressa Queiroz da Silva 
Rosilene Silva da Costa
Comunicação oral

21. COMO FALAR DE LUTO NO CONTEXTO ESCOLAR?

Bruno da Silva Santos
Jaqueline Regina Paes

Comunicação oral

22. DIREITOS LINGUÍSTICOS E DISCURSOS (ACERCA) DA MINORIA LINGUÍSTICA SURDA NO BRASIL

Milton Francisco
Marlandes Evaristo
Comunicação Oral

23. GEOPLANO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS
Cristhiane de Souza Ferreira
Gilberto Francisco Alves de Melo

Comunicação oral

24. RECURSOS TECNOLÓGICOS E MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS DINÂMICO PARA O ENSINO DE FRAÇÕES À DEFICIENTES VISUAIS.
Elisabeth Machado Bastos

Salete Maria Chalub Bandeira
Comunicação oral




EIXO TEMÁTICO
TÍTULO DO TRABALHO
AUTORES
CATEGORIA


POLÍTICAS DE FINANCIA-MENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E GESTÃO DA ESCOLA
1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL: UMA EXPERIÊNCIA DE RECONSTRUÇÃO

Luciano Santos de Farias
Comunicação oral
2. POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO/ACRE: REPERCUSSÕES NA VALORIZAÇÃO DOCENTE
Victor Manoel Alab de Oliveira
Lúcia de Fátima Melo
Comunicação oral
3. A FUNÇÃO DE DIRETOR DE ESCOLA PÚBLICA NO ACRE E SUA POLÍTICA DE FORMAÇÃO E REMUNERAÇÃO
Mário Roberto Machado Torres
Lúcia de Fátima Melo
Comunicação oral


EIXO TEMÁTICO
TÍTULO DO TRABALHO
AUTORES
CATEGORIA





POLÍTICAS DE FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
1. TRABALHO DOCENTE NA ATUALIDADE: CONDIÇÕES E SEUS IMPACTOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES.

                                         Soraia Meleiro dos Santos

Ednacelí Abreu Damasceno

Comunicação oral
2. INVESTIGAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM OLHAR DA SALA DE AULA

Jeane Melriele Rodrigues Ferreira
Alline Lopes De Lázari


Comunicação oral
3. OS IMPACTOS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS DE FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE COMO MECANISMOS DE REGULAÇÃO, CONTROLE E AVALIAÇÃO

Maria do Rosário Guedes Monteiro

Mizraian Lima Chaves
Comunicação oral
4. POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IMPLICAÇÕES DO CURRÍCULO

Israel Áquila Rodrigues da Silva
Laura Gianne Lopes de Oliveira

Comunicação oral
5. SABERES DOCENTES: A HETEROGENEIDADE QUE CONSTRÓI A PRÁXIS PEDAGÓGICA

Laura Gianne Lopes de Oliveira
Tânia Mara Rezende Machado

Comunicação oral
6. O ENSINO DE CIÊNCIAS NA BIBLIOTECA DA FLORESTA DA CIDADE DE RIO BRANCO

Angélica Costa de Lima*
Beatriz Rafaelly dos Santos da Silva
Comunicação oral
7. COMPUTAÇÃO EM NUVEM: PESQUISA SOBRE O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS POR PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO EM RIO BRANCO – ACRE

Gilberto Nunes Ávila
Janaína Maciel Santos
Kemis A. Viana da Silva


Comunicação oral
8. ANÁLISE LINGUÍSTICA OU ENSINO DE GRAMÁTICA: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Gabriella Bandeira de Freitas
Natália Nunes Monteiro
Laura Gianne Lopes de Oliveira

Comunicação oral
9. METODOLOGIAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS COM O SOFTWARE GEOGEBRA

Vanderlei Zanco de Carvalho

Gilberto Francisco Alves de Melo

Comunicação oral
10. FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA EAD: UMA QUESTÃO CULTURAL
Gercineide Maia de Sousa

Comunicação oral

11. ETNOMATEMÁTICA, UM NOVO OLHAR

Héliton Melo da Silva

Gilberto Francisco Alves de Melo                                                                 
Comunicação oral
12. O TRABALHO DOCENTE NO BRASIL E SUAS RECONFIGURAÇÕES

Rosa Maria Silva Braga

Ednaceli Abreu Damasceno

Comunicação oral
13. A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE TRABALHO E SABERES DOCENTES NA DÉCADA DE 90: FOCOS DAS PESQUISAS E IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE

Maria do Rosário Guedes Monteiro

Ednaceli Abreu Damasceno
Comunicação oral
14. SABERES DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE OS TRABALHOS PRODUZIDOS NO PORTAL DOS PERIÓDICOS DA CAPES

Kelly Cristina de Faria Xavier Maggi

Maria Aparecida de Souza Vangiler

Ednacelí Abreu Damasceno
Comunicação oral
15. O PERFIL DE FORMAÇÃO DOS DOCENTES DOS CURSOS DE BACHARELADO DA UFAC: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO E SUAS REPERCUSSÕES NO TRABALHO DOCENTE

Grace Gottelip Cabral
Comunicação oral
16. CONDIÇÕES DE TRABALHO E ADOECIMENTO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: PRESENTEÍSMO E ABSENTEÍSMO

Grace Gottelip Cabral
Comunicação oral
17. FORMAÇÃO DE GRUPOS DE ESTUDOS COM PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A APRENDIZAGEM E ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS

Maria do Socorro Araújo Moura
Rene Silva de Souza

Comunicação oral
18. A FORMAÇÃO DE UM GRUPO COLABORATIVO PARA DISCUTIR OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Francisco Leugênio Gomes

Gilberto Francisco Alves de Melo
Comunicação oral
19. SOFTWARE GEOGEBRA: EXPLORAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO DE ELEMENTOS E CONCEITOS SOBRE O TETRAEDRO
                                                                   

Francisco Leugênio Gomes

Edileudo Rocha da Silva

Comunicação oral
20. INVESTIGAÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA NO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO POR MESTRANDOS

Edileudo Rocha da Silva

Gilberto Francisco Alves de Melo
Comunicação oral

21. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O USO DAS MÍDIAS SOCIAIS


Adriana Maria de Souza Silva

Aline Andréia Nicolli

Comunicação oral
22. INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA SOBRE PERÍMETRO: REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO POR ALUNOS DO 6º ANO

Inayara Rodrigues de Carvalho

Djallene Rebêlo de Araújo

Comunicação oral
23. O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ESTUDO DO CILINDRO NA FORMAÇÃO CONTINUADA
Djallene Rebêlo de Araújo

Inayara Rodrigues de Carvalho

Comunicação oral
24. O MÉTODO AUTOBIOGRÁFICO E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE

Patrícia Carvalho Redigulo

Comunicação oral

25. A ETNOMATEMÁTICA UMA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA
Elisabeth Machado Bastos
Gilberto Francisco Alves de Melo
Comunicação oral





EIXO TEMÁTICO
TÍTULO DO TRABALHO
AUTORES
CATEGORIA







POLITICAS PUBLICAS DE CURRÍCULO E DE AVALIAÇÃO
1. PROJETO PORONGA: UMA POLÍTICA EDUCACIONAL DE ACELERAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Emilly Ganum Areal
Lúcia de Fátima Melo


Comunicação oral
2. CURRÍCULO E INDISCIPLINA ESCOLAR

Valda Inês Fontenele Pessoa
Rossilene Brasil Muniz 
Tânia Mara Rezende Machado

Comunicação oral
3. ENTRE DITOS E ESCRITOS
 O POTENCIAL DAS FONTES ORAIS PARA OS ESTUDOS NO CAMPO DA HISTÓRIA DO CURRÍCULO


Tatiane Castro dos Santos
Sandra Sellis

Comunicação oral




EIXO TEMÁTICO
TÍTULO DO TRABALHO
AUTORES



EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: CONCEITOS E PRÁTICAS 

1. O TRABALHO PEDAGÓGICO COM A LEITURA E A ESCRITA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


Maria Cilene G. Gaspar
Maria de Lurdes N. Pereira                                                                     
Tatiane Castro dos Santos

Comunicação oral

2. RELATO DE EXPERIÊNCIA:
 “No faz de conta a vida se harmoniza.”



Márcia Barros Loureto
Comunicação oral

3. EXPERIÊNCIA FORMATIVA: O ESTAGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE


Jhoney Brandão de Souza
Raquel Andrade dos Santos
Giane Lucélia Grotti
Comunicação oral
4. O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A REALIDADE DAS SALAS DE AULA


Amanda Leite de Oliveira
Adriana Ramos dos Santos

Comunicação oral
5. OS HÁBITOS DE LEITURA E ESCRITA DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO SEU LETRAMENTO

Rossilene Brasil Muniz
Valda Inês Fontenele Pessoa
Comunicação oral
6. LEITURA NA ESCOLA: DIAGNÓSTICO DOS ESPAÇOS DE LEITURA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO/ACRE

Maria Ana da Silva Morais Lima
Maria José da Silva Morais Costa
Comunicação oral
7. A CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DA DISCIPLINA ESCOLAR PORTUGUÊS ATRAVÉS DOS LIVROS DIDÁTICOS DAS DÉCADAS DE 1970 A 1990
Lauane Matos e Silva
Stefany Silva do Nascimento
Jayne Andrade Xavier
Tatiane Castro dos Santos

Comunicação oral
8. O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A LEITURA DO LIVRO DE IMAGEM


Hanna Araújo
Comunicação oral

3 comentários :

Conteúdo sob licenciamento Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil - 2016 XIX Semana de Educação - Ufac